You are currently viewing Posto Bandeira Branca – Como Conquistar a Credibilidade no Mercado

Posto Bandeira Branca – Como Conquistar a Credibilidade no Mercado

Uma das tendências para 2018, postos bandeirados passarem a trabalhar como bandeira branca. Será que vai virar? Posto de Gasolina Bandeira Branca – Como Conquistar a Credibilidade no Mercado?

Já é notório o movimento de grandes redes de postos de combustíveis passarem a ostentar sua marca própria, deixando as grandes distribuidoras e companhias de lado.

Tudo isso tem um explicação: Competitividade e Análise do Custo Benefício, tornando os postos bandeiras brancas com maior poder para negociação e atribuição de melhores margens na operação.

Atual Momento dos Postos Bandeirados – Mudança para Bandeira Branca

Não é de hoje que esse tema vem se destacando, desde 2016 grandes redes de postos que mantinham relações contratuais e comerciais junto as TOP distribuidoras encerraram os vínculos dos contratos de imagem.

Porém tudo isso é muito bonito é muito maravilhoso, mas, realmente deveria ser esse mundo, se não fosse a questão de ter que pagar para isso.

Vantagens do Posto Bandeira Branca

Com atuação sendo bandeira branca, cria-se a flexibilidade em pode comprar combustíveis de qualquer distribuidora, desde que exista o padrão de qualidade exigido pelo mercado é claro.

Além disso, o custo de operação do posto bandeira branca é inferior ao bandeirado, como é o caso dos custos com Marketing da marca ou até mesmo padrões que devem ser seguidos pelos empresários em cumprimento aos contratos.

Maior flexibilidade nas negociações, cotações, ofertas de pequenas distribuidoras e elaboração de pequenos contratos de fornecimentos.

Apenas uma desvantagem necessita ser levantada, a não garantia de fornecimento por alguma distribuidora, o que é garantido pelos postos bandeirados, que por sua vez possuem essa garantia de fornecimento junto a bandeira contratada.

Mas uma boa gestão de estoques e pequenas parcerias junto a distribuidoras menores poderão diminuir esse risco de fornecimento.

Como Conquistar a Credibilidade Sendo Bandeira Branca

Ainda existe no mercado pessoas que “torcem o nariz” quando estão fora da sua região e necessitam abastecer seus veículos e, desta forma, a ultima opção é posto bandeira branca.

Rege uma lenda e você já deve ter ouvido que posto bandeira branca tem como perfil manter a imagem do posto “suja”, identidade visual sem padrão, funcionários vestidos com roupas sujas, o combustível é adulterado e que até mesmo a maquineta do cartão não é confiável passar, pois pode ocorrer a “clonagem”.

Enfim, tudo isso já foi verdade, porém grandes players desse segmento vêm trabalhando para evoluir e quebrar esse paradigma.

E o que os grandes players tem feito para como conseguir melhorar a credibilidade? Abaixo cito os tópicos

Comunicação Visual

O básico é o posto manter Totem, Placas e Faixas Promocionais e Indicativas totalmente organizadas e sempre em ótimo estado.

Importante manter uma boa iluminação nos artigos que remetam a visualização das promoções, identificações e principalmente a marca do posto. Já tem aquele ditado “Quem não é visto, não será lembrado”.

Padrão e Imagem da Marca e Visual do Posto

O posto para se destacar entre os outros e for reconhecido tem que manter um padrão visual. Um dos principais atributos é criar um “Slogan” e manter o padrão das cores das faixas, placas, testeiras que transmitam aos novos clientes um ambiente leve. Nada de cores pesadas que remetam a experiência dos seus possíveis clientes a clima de suspense ou apologia a algum tema, crença, religião ou até mesmo de “falsificação”.

Já vi posto com cores semelhantes a marcas de grandes companhias, que de certa forma “enganam” os clientes quando visualizam de longe, porém ao acessar o posto, não passar de falsificação ideológica. Enfim, muito cuidado para não ser taxado por “imitação” ou falsidade ideológica.

Tente criar uma “marca” no seu posto que remeta a constituição de uma possível rede futuramente. Isso elevará a confiança e credibilidade do posto.

Estrutura Limpa e Organizada

Hoje em dia é impreterível manter a higiene e infraestrutura completa para melhorar a experiência dos seus clientes. Ter banheiros limpos, espaços organizados, loja impecável, com ambiente “clean” e pista pintada, limpa e seca, já é um grande diferencial.

Procure montar um checklist de manutenção e limpeza. E não esqueça: “Organização e Limpeza não requer investimentos, portanto qualquer posto pode ter”.

Criar diferenciais e Gerar Experiências Agradáveis aos clientes

Programa de Fidelidade

Todos conhecem os programas de fidelidade das grandes marcas e companhias, porém é possível atualmente o posto bandeira branca possuir um programa de fidelidade próprio, ou seja, criar as próprias regras de pontuação que possam atender melhor o perfil de clientes, além disso, estará criando sua carteira de clientes fidelizados em seu próprio terreno, ao contrário das grandes companhias, que a qualquer momento se você deixar de ser bandeirado vai perder todos os clientes fidelizados.

Esse caminho de programa de fidelização tem aumentado muito a credibilidade e notoriedade dos postos bandeira branca.

Treinamento de Funcionários

Um bom programa de treinamento dos funcionários poderá ser o carro chefe da operação, na demonstração do grau de padrão no atendimento, maneira de abordar o cliente e possibilidade em vender mais serviços, além do limitado atendimento para abastecer os veículos.

Quem já não foi atendido por um frentista sem qualquer “carisma” que possa estimular os clientes a consumir demais produtos no posto ou loja de conveniência?

Muito importante o empresário manter um bom programa de incentivo e treinamentos quanto ao atendimento ao cliente.

Devem ficar muito bem esclarecido para o frentista ou atendente da loja que o principal objetivo do posto é criar as melhores experiências para os clientes e que eles são os principais responsáveis por isso.

Com certeza passará aos funcionários um grau de confiança e comprometimento.

Presença Online em Mídias Sociais

Garantir presença online na internet, mais especificamente nas mídias sociais, reforçam a presença da marca do posto em campanhas locais. Essa tem sido a principal ferramenta e maneira com menor custo para garantir autoridade e mostrar seu posto para novos clientes.

Essa presença tem o poder de elevar a marca do seu posto e sua operação para outro nível comercial. Vale a pena investir nesse conhecimento.

Uma maneira de mostrar os aspectos positivos do seu posto, o que tem para oferecer, bancar a qualidade do combustível, da loja de conveniência e valorizar todo o diferencial no atendimento e infraestrutura existente no posto.

Admin

Carlos Bispo, Contabilista, MBA em Finanças Empresariais pela FGV. Empresário e Especialista no Segmento de Postos de Combustíveis. Hoje um dos principais Empreendedores Digitais para o Segmento da Revenda.

Este post tem 2 comentários

  1. Alessandro Marques Araujo

    Queria saber qual o prazo que tenho para tirar a imagem da companhia após o encerramento do contrato. E quais são as sanções e multas que estou correndo no caso da não retirada da imagem. Todo o material de imagem que tem no posto é meu, não fiz nenhum contrato de fundos perdido com eles, no meu caso que tem que arcar com a retirada da imagem? Eu ou a petrobras?

    1. Admin

      Olá Alessandro, não há impedimento em continuar com a imagem, desde que continue comprando combustíveis apenas da distribuidora/companhia detentora da imagem. Caso mantenha a imagem e compra combustível de outras distribuidoras, estará correndo sérios riscos de multa da ANP. Se o seu contrato encerrou, você deverá notificar a distribuidora que não mais irá ostentar a imagem, e em paralelo solicitar para seu contador entrar com pedido de desvinculação de bandeira junto a ANP, caracterizando a partir da data como sendo bandeira branca. Após o protocolo você deverá descaracterizar a imagem da marca da distribuidora e proceder a reforma visual. Lembrando que após a retirada da imagem, você deverá colocar adesivos nas bombas indicando quais distribuidoras estão fornecendo combustível para seu posto. Mas cabe uma ressalva, não tive acesso ao seu contrato, portanto, estou respondendo conforme suas informações prestadas. Recomendo a orientação de um advogado para a comunicação e notificação junto a distribuidora, inclusive solicitando a retirada dos itens de comunicação visual. Confesso que nunca vi a utilização da imagem sem um contrato respectivo de imagem entre posto e distribuidora. Sugiro ter certeza.

Comentários encerrados.