You are currently viewing Qual a Base Para Decisões Financeiras Tomadas no Seu Posto de Gasolina?

Qual a Base Para Decisões Financeiras Tomadas no Seu Posto de Gasolina?

Tomada de Decisão no Posto de Gasolina.

Como você toma as decisões de financeiras na operação?Qual a Base Para Decisões Financeiras Tomadas no Seu Posto de Gasolina? Tal como subir ou baixar preços, investir em capital de giro, abrir prazo para novos clientes, entre outras decisões que impactam o fluxo de entrada e saídas de dinheiro.

Série Dominando as Finanças –  Passo [3 de 3]

Aquilo que Não é Medido ou Apurado Não Pode Ser Gerenciado

Você é um Gerente ou Proprietário que ainda apura o resultado do posto pelo método do achismo? Tanto na necessidade do Capital de Giro como na Apuração dos Resultados? Está satisfeito com a Tomada de Decisão no Posto de Gasolina

Grande parte dos revendedores tem como indicador de performance a galonagem vendida. Por meio desse indicador, elege o resultado daquele mês e toma decisões mediante essa base.

Superestimar o achismo pode provocar um desencadeamento de problemas operacionais e financeiros, capaz de levar um posto ao fechamento por ineficiência de gestão. Pesquisas demonstram que resultados apurados pelo achismo podem distorcer em até 30% do resultado real.

Portanto, antes de tomar uma decisão financeira, tenha certeza que avaliou todos os números e que baseou-se em informações e dados reais, de preferência, controlada por um sistema de informação.

Melhor Sistema de Informações Para Tomada de Decisão

Não existe sistema ruim para tomada de decisão, o que existe é um sistema desfalcado de dados e informações e que trabalham de maneira ociosa.

Grande parte dos gerentes e revendedores entendem que operacionalizar o sistema requer muito tempo, considerando um desperdício.

O fato é que lançam apenas o básico para atendimento fiscal e de estoques, deixando o principal elemento de decisão, o atendimento gerencial de lado.

Portanto, se quer tomar decisões corretas e saber a performance da sua operação, o primeiro passo é explorar o sistema de informação gerencial existente no posto.

LEIA TAMBÉM: Como Criar Gestão Financeira Profissional em Posto de Combustível

Conseguir Informações Confiáveis para Tomada de Decisão no Posto de Gasolina

Para ter informações precisas que permitirão suportar uma decisão coerente, necessariamente deve existir alguns elementos que somente o gerente e o dono podem conseguir, que é comprometimento, clareza e visão de negócio.

Sem esses três elementos, qualquer sistema de informação será falho.

O conjunto desses elementos corresponderão a ter as seguintes informações:

Margem de Contribuição;
Ponto de Equilíbrio;
Precificação;
Margem de Lucro por Combustível;
Demonstração do Resultado do Exercício;
Planilha ou Relatório do Fluxo de Caixa Diário.

Enfim, conseguindo dominar esses elemento e os tornando ferramentas gerenciais, suas decisões não mais serão creditadas como achismo.

Procure trabalhar com suporte nas suas decisões, baseadas empiricamente em fatos e experiência.

Conseguir Comprometimento, Clareza e Visão de Negócio

Costumo dizer que é o simples que não é fácil, mas que pode ser aprendido e colocado como meta. Sendo que 40 dias é um tempo suficiente para conseguir dominar esses elementos.

Mesmo que seja um calça branca ou até mesmo um revendedor experiente, é possível dominar essas técnicas e tomar as melhores decisões.

Independente do Posto de Combustível ser pequeno, médio ou grandes, a essência será a mesma, o que mudará serão apenas o volume de combustível, pessoas e cifras.

Saiba que tudo isso pode ser corrigido e saiba que a Brasil Postos tem essa solução.

Caso queira realmente dominar esses elementos e conseguir a partir de hoje tomar decisões empiricamente baseadas em fatos no seu posto, recomendo conhecer esse método que poderá auxiliá-lo e leva-lo ao melhor desempenho par tomada de decisões.

Portanto, você está a um passo, para conhecer nosso treinamento e capacitação em gestão financeira, basta clicar: 

Admin

Carlos Bispo, Contabilista, MBA em Finanças Empresariais pela FGV. Empresário e Especialista no Segmento de Postos de Combustíveis. Hoje um dos principais Empreendedores Digitais para o Segmento da Revenda.