You are currently viewing Seu Posto Conseguiu Lucros Nesse Ano?

Seu Posto Conseguiu Lucros Nesse Ano?

Seu Posto Conseguiu Lucros Nesse Ano?

O fato é que 2017 já praticamente acabou, ou seja,  os resultados alcançados em 11 meses de atividades praticamente selam a performance no ano de 2017.

Mas como foram os 11 meses que se passaram até aqui? Deu lucro no seu posto? Ou indo mais além, foi melhor comparado a 2016?

Um ótimo momento para analisar o que funcionou e que poderá ser mantido, ou ainda, o que não funcionou e poderá ser ajustado para o próximo período.

Para isso, vou apresentar três passos que poderão para colocar em prática antes que o ano termine e assim começar 2018 com as ações definidas.

O que funcionou?

Hora de avaliar os pontos que foram realinhados anteriormente entre 2016 para 2017 e verificar o resultado alcançado. No mais, avaliar o que novamente impediu o seu posto de não crescer ou alcançar o resultado esperado. Hora da clareza total.

Aponte imediatamente esses erros ou obstáculos e corrija-os substituindo por estratégias que podem mostrar o contrário, as vezes o problema está na abordagem da estratégia e não nos meios para que a mesma funcione. Lembre-se: “os fins não justificam os meios”.

Mas se meu posto foi lucrativo, acima do esperado, devo fazer mudanças? Minha opinião é que a mesma analise deve ser realizada, pois a história que time que tá ganhando não se mexe, acredito não ser a melhor tática. Temos que estar sempre preparados para mudanças, pois o que é bom para um momento, pode não ser bom em outros. O jogo empresarial na revenda de combustível é muito dinâmico e muitas vezes não permitem erros por um período extenso, causados pela falta de preparo empresarial.

Portanto, sair do campo do conforto é a melhor dinâmica para um empresário. Tente criar estratégias novas tenha sempre um plano A, B e C.

O importante é precaver e prever algo que possa caminhar para a falta de desempenho e um determinado momento e assim corrigi-los no momento certo.

Como substituir o que não funcionou?

Após avaliar e apontar o que deve ser mudado, hora de realinhar as metas e responder: “Se não está funcionando algo, o que devo fazer para muda?” Se questione e busque informações que sustentam uma possível decisão que deverá ser baseada em fatos.

Pode até parecer difícil, mas ter a nobreza de identificar o que não está funcionando e buscar uma solução para aquilo, com certeza já é um aspecto de comprometimento com os resultados e justificará a meritocracia.

Portanto, após identificar a possibilidade de resposta, monte um plano de ação para focar no novo resultado esperado.

Como formatar um plano e colocar em prática?

Primeiramente deve ter a clareza suficiente para identificar novas metas, exigir mais de você na gestão do seu posto. Acomodar se em resultados sem se questionar que pode ser melhor, não faz de você um gestor comprometido, nem tão mais estrategista. Saia da cadeira e coloca as ideias para funcionar, “poder de ação” é fundamental.

Partindo da clareza é momento de colocar as ações e realinhamentos para alcançar o resultado. Isso é planejamento!

Portanto, crie ações que causem resultados e assim o crescimento com certeza virá.

Experimente ousar, porém com riscos devidamente medidos e calculados, ou seja, não corra riscos desnecessários ou imprudentes.

Chegamos a conclusão que não importa os acertos e os erros, qual ocorreu em maior proporção, pois esse processo é apenas uma avaliação, com tamanha clareza que poderá proporcionar o realinhamento das metas, que juntas irão impactar de maneira favorável nos resultados da operação.

Por Carlos Bispo – Postado na coluna do Portal Postos: https://www.brasilpostos.com.br/noticias/gestao-financeira/2017-deu-lucro-no-seu-posto-vai-ser-igual-em-2018/

Admin

Carlos Bispo, Contabilista, MBA em Finanças Empresariais pela FGV. Empresário e Especialista no Segmento de Postos de Combustíveis. Hoje um dos principais Empreendedores Digitais para o Segmento da Revenda.