You are currently viewing Você faz gestão contra perdas de combustível?

Você faz gestão contra perdas de combustível?

Você faz Gestão Contra Perdas em Postos de Combustíveis? Ou seja, tem um plano entender quais são as perdas permitidas e e justificadas, nas perdas por falta de processos?

Muito comum passar despercebido as perdas com combustíveis, o que talvez o revendedor não se atente.

Algumas dessas perdas até são permitidas e justificadas, outras consideradas fraudulentas. Mas o fato é que sim, é necessário fazer gestão contra perdas de combustíveis.

De uma forma ou de outra, esses erros geralmente estão atrelados a falta de processos. Problemas antigos com soluções diferentes que atacam apenas o efeito e não a causa.

Mas acredite, uma boa gestão contra perdas pode aliviar o prejuízo financeiro.

Perdas por Evaporação Realmente Ocorre?

Não é mito, realmente você está sujeito a perdas por evaporação, desde o carregamento na base da distribuidora, passando pela descarga, medição, indo até o abastecimento.

Essa evaporação nada mais é que um fator físico e justificado. Esse evento se dá pelo impacto do combustível e oxigênio, influenciado pela temperatura. Não vou entrar no conteúdo técnico cientifico, pois é claro, não sou Expert:)

Mas o fato é que o combustível for carregado pela manhã e for descarregado a tarde, com alto grau de temperatura, fatalmente perderá uma proporção.

Vale ressaltar que de acordo com a ANP e a SEFAZ, essa perda pode corresponder e é aceitável no limite de 0,6%. Então se você é ciente que existe essa perda no processo, saiba que para efeito fiscal será aceitável apenas 0,6%.

Por outro lado, especialistas e técnicos indicam que essa perda é de 0,3% a 0,4%.

Portanto, vamos imaginar um posto com venda mensal de 300.000 litros. Aplicando uma perda de 0,3%, logo teremos que contabilizar a perda de 900 litros.

Recomendação para Reduzir a Perda por Evaporação.

Procure dar preferência para carregamento e descargas na parte da manhã. Verifique atentamente a posição da seta do caminhão tanque. Caso esteja acima ou abaixo, pode ser uma variação gerada pela diferença de temperatura.

Mantenha seus equipamentos que favoreça e evitem de certa forma, que o vapor leve seu combustível ou do seu cliente para o meio ambiente.

Apenas como referência, a temperatura do combustível deve ser de 20 graus.

Conheça nosso Curso: Posto Finanças TOP- Gestão Financeira Avançada em Postos de Combustíveis

Perdas no Carregamento e Descarregamento do Combustível

Não tão justificadas estão as perdas decorrentes da falta de processos nas atividades do posto relacionadas a carregamento e descarregamento de combustíveis comprados.

Antes de qualquer coisa, muito importante ter segurança quanto a credibilidade da empresa distribuidora de combustível. Postos bandeirados correm menos riscos, mas se for bandeira branca, o cuidado deve ser redobrado.

Em continuidade ao processo que começa na distribuidora, muito importante também saber escolher o transporte, de preferências para caminhões tanques mais novos, com referência, seguro, etc.

Tomados os devidos cuidados no carregamento, cabe você assumir o que pode depender exclusivamente da equipe do seu posto, o recebimento do combustível.

Nesse caso, me refiro ao descarregamento do combustível feito pelo caminhão tanque. Alguns procedimentos podem evitar a ocorrência de perdas não justificadas.

Primeiro passo é posicionar o caminhão em local plano. Em seguida, verifique a existência do lacre na boca do compartimento. Ao romper o lacre e abrir a tampa do compartimento, verifique a posição da seta, se está de acordo com o recomendado.

Caso esteja desalinhado o nível do combustível perante a seta, imediatamente o motorista deve ser acionado e, também se for o caso, acione o assessor e informe sobre o problema.

Na ocorrência desse fato, antes de liberar o descarregamento, realize a medição do combustível em questão. Verifique se há a possibilidade de parar o abastecimento. Mas acelere a medição para não ter problemas no atendimento.

Ao final, verifique o esgotamento das mangueiras e também peça para que o motorista realize uma manobra para outro local plano. Peça para pegar o balde e abrir o mangote de descarregamento, pois pode existir alguns litros que foram ofuscados durante o processo de descarregamento.

Procedimentos Adicionais para Gestão Contra Perdas em Postos de Combustíveis

Alguns outros processos podem ser criados como procedimento adicionais para evitar demais tipos das causas nas perdas de combustíveis.

Procedimentos indicados:

Realize teste de estanqueidade pelo menos uma vez ano;
Fique atento a equipamentos que possam recuperar o vapor e devolver para o tanque do veículo do cliente ou da própria tubulação interna;
Mantenha bombas aferidas e realizadas com credibilidade. Não permita fraudes para ajustes.

Enfim, outros procedimentos e processos podem ser implantados na sua operação, mas o importante é sempre ficar atento a boa gestão contra perdas de combustíveis, que poderá impactar em perdas financeiras mensalmente.

Quer aprender a profissionalizar a gestão financeira do seu posto? Clique na imagem abaixo e saiba como ter mais Lucros e equilíbrio no Capital de Giro do seu Posto

Admin

Carlos Bispo, Contabilista, MBA em Finanças Empresariais pela FGV. Empresário e Especialista no Segmento de Postos de Combustíveis. Hoje um dos principais Empreendedores Digitais para o Segmento da Revenda.