You are currently viewing Necessidade do Capital de Giro na Gestão de Crise

Necessidade do Capital de Giro na Gestão de Crise

Necessidade do Capital de Giro na Gestão de Crise

Necessidade de Capital de Giro em Posto de Combustível em momento de crise. Se grande parte dos revendedores já possuem constantes necessidades em manter um capital de giro, imagine em momentos de crise, paralisação da operação por falta de combustível.

Não existe uma empresa que se mantenha equilibrada, quando não é possível fazer o giro dos seus produtos e conseguir alcançar as margens estipuladas pelas vendas. Como fica as contas a pagar?

Cair é Muito Mais Fácil do Que Levantar

Há tempos discutimos e buscamos alternativas para contribuir com o revendedor na manutenção do capital de giro, uma tarefa árdua e morosa, pois cair é muito mais rápido do que levantar e se, você se levantar após a tempestade, considere-se um vencedor.

O que posso dizer é que, a cada semana com a operação suspensa, o revendedor perde um quarto do seu capital de giro. Caímos na gestão de crise, onde cair é muito mais rápido do que se levantar.

Sem o giro das margens obtidas pelas vendas, tornar-se necessário o uso do capital de giro para suprir as despesas fixas que não param. Por isso, a reserva financeira é tão importante na gestão preventiva.

Ou seja, sua retomada poderá ser mais tranquila, caso tenha uma reserva financeira disponível. Caso não tenha essa reserva, sugiro você ler esse artigo até o final e anotar os passos para sair da descapitalização para a retomada com saúde financeira.

Trabalhar Com Dinheiro é Fácil, Quero Ver Trabalhar com Escassez de Capital

Esse será o momento em que você terá que mostrar porque você deve ser considerado um bom gestor e o quanto você aprendeu a lidar com obstáculos, empreendedorismo e como aprendeu a lidar com os desafios de um empresário.

E lidar com a necessidade de capital de giro é uma super tarefa para superar tais obstáculos e aprender realmente como trabalhar em momento de crise.

O que vai definir seu caminho, sendo permanência ou falência, será o quanto você se aprendeu a dominar as finanças do seu posto.

Talvez quem já tenha vivenciado períodos de instabilidade na operação do posto, poderá melhor lidar com a rápida baixa de capital de giro.

 

Qual caminho seguir e suprir a Necessidade de Capital de Giro em Posto de Combustível?

Agora mais do que nunca o revendedor deverá mostrar tudo que aprendeu na vida de operador e gestor de um posto, nessa hora não importa se é calça branca ou se já operador antigo, se a base não foi constituída na gestão financeira, tudo pode vir a baixo.

Somado a gestão não pode faltar o empreendedorismo, que poderá ser fundamental para alavancar a operação e com isso, trazer os resultados planejados para recuperar as margens perdidas pela falta de vendas.

É necessário reduzir o Impacto das Perdas Financeiras para Recuperar Capital

Não há dúvidas que a operação sofrerá impactos negativos em seus resultados, porém, alguns pontos podem ser aplicados na tentativa de reduzir perdas financeiras que ficarão como presentes nos dias e meses seguintes a tempestade.

Esses pontos estão relacionados ao plano de ação imediato, com definição de prioridades e somar tanto quanto for possível, o saldo de capital disponível para comprar produtos para serem vendidos.

Para quem já participou do curso de gestão financeira para postos de combustíveis, aprendeu sobre a necessidade em criar uma “Reserva Financeira”, exatamente dedicada a momentos como o que acabamos de conhecer, o desabastecimento.

No curso explicamos a importância e demos toda a orientação de como se preparar para situações emergenciais. Como resultado, fica evidente a Necessidade de Capital de Giro no Posto de Combustível.

Portanto, ainda há tempo de reverter e melhorar a retomada da operação, usando a gestão financeira como principal aliada na retomada do crescimento.

Hoje mais do que nunca, se não souber aplicar técnicas de gestão, muito mais difícil será a retomada com saúde financeira.

Diante dessa preocupação, e se você também está preocupado com a retomada da operação, recomendo fortemente você se antecipar e se preparar o quanto antes, para encarar os caminhos da retomada do crescimento e se manter no mercado.

Invista em desenvolvimento rápido que poderá ajudar você nessa jornada após a tempestade.

Admin

Carlos Bispo, Contabilista, MBA em Finanças Empresariais pela FGV. Empresário e Especialista no Segmento de Postos de Combustíveis. Hoje um dos principais Empreendedores Digitais para o Segmento da Revenda.