You are currently viewing Em Qual Fase seu Posto de Gasolina se Encontra nas Finanças – Faça Sua Análise

Em Qual Fase seu Posto de Gasolina se Encontra nas Finanças – Faça Sua Análise

Qual Fase Seu Posto de Combustível está nas Finanças?

Como seu Posto de Combustível está nas Finanças? Sempre digo que existem 3 fases na gestão financeira de um Posto de Combustível

Primordial o empresário que possui constantemente a clareza em saber avaliar e entender qual fase está e quais os desafios e prioridades para alcançar o próximo nível.

Portanto, vou abordar as três fases e ao final fica sua reflexão para entender em qual fase o seu posto está nesse momento.

Fases do Mapa da Excelência na Gestão

Iniciei o artigo indicando que são três as fases para alcançar a excelência de revenda de combustível. Sendo elas: Sobrevivência e Afirmação, Processos Definidos e Ponto da Excelência. O a seguir defino cada qual.

Sobrevivência e Afirmação

Nessa fase o proprietário é responsável em centralizar todas as atividades de gestão no posto, operacional, estratégica e financeira. Muito difícil conseguir contratar alguém, pois pode estar com dificuldades financeiras, sendo a falta de capital de giro, ou o posto não gera resultado para absorver salários adicionais ou até mesmo iniciou a operação recentemente.

Essa fase o empresário e dono do posto de combustível colocar em risco todos os seus recursos financeiros, recursos de tempo e recursos comerciais. Nada simples centralizar essas atividades e pensar ainda em estratégias para fazer o seu posto crescer.

Costumo dizer que é a fase que permite o posto apenas funcionar e não crescer.

E sim, conforme o subtítulo, essa é a fase de sobrevivência e afirmação no mercado, consolidando o atendimento e constituindo um ativo, nesse caso, o fundo de comércio.

Se você está nessa fase, talvez esteja na hora de passar a programar o avanço para a próxima fase, que processos definidos.

Processos Definidos – Pessoas e Operações

Nessa fase, entende-se que a afirmação no mercado foi superada, as finanças estão compatíveis a operação, o capital de giro devidamente constituído e já permite planejar e executar a criação da expansão do quadro de pessoas, visando o crescimento.

Mas já é sabido que quanto mais a empresa cresce gera-se efeitos colaterais, nesse caso chamo de complexidade operacional.

E quando se depara a esse efeito, significa que esse é o momento de pensar em construir processos, que possa facilitar o dia a dia da empresa, com políticas, procedimentos em todas as áreas de atuação do posto, principalmente atividades que impactam as finanças e capital de giro do posto de combustível.

Pode ser uma fase mais intensa e extensa, pois sabemos que não da noite para o dia. Mas o empresário precisa ter foco, pois muito começam e entendem que resultados devem ocorrer imediatamente e não entendem que essas ações irão refletir em curto ou médio prazo e, nesse caso, desistem e deixa de lado a solidificação dos processos.

Portanto, a persistência, foco e comprometimento são aliados fundamentais para essa fase de maturação dos processos.

Ponto da Excelência

Essa é a fase que todos os empresários desejam, mas poucos conseguem alcançar tal marca, pois representa a maturação completa das fases anteriores.

Estar nessa fase é começar a pensar e planejar reservas financeiras e investimentos que irão cada vez mais potencializar a excelência de um posto de combustível.

Nesse momento a gestão financeira do posto está totalmente amparada por Pessoas e Processos, que proporcionam a resiliência entre atividades e pessoas.

Não é fácil para o segmento alcançar essa fase, mas é gratificante olhar para trás e falar que o caminho foi difícil até aqui, porém que valeu a pena.

Mas é bom ressaltar que o sucesso sempre exige mais, portanto o aprimoramento contínuo e as correções de rotas, sempre serão necessárias.

Qual a Fase Você Define Nesse Momento Para Seu Posto de Combustível

Dessa maneira, agora você já sabe como é possível através da clareza e foco, identificar o seu momento e criar um plano de ação dedicado ao encontro do ponto da Excelência.

Caso após sua avaliação, identificou que ainda faltam ações para alcançar o ponto da excelência, não desanime, o importante é você saber que pode melhorar colocando em prática os processos certos para alcançar maturidade dos resultados no seu posto de combustível.

Admin

Carlos Bispo, Contabilista, MBA em Finanças Empresariais pela FGV. Empresário e Especialista no Segmento de Postos de Combustíveis. Hoje um dos principais Empreendedores Digitais para o Segmento da Revenda.