Quem disse que educação financeira não se estende para Posto de Combustível?

Toda iniciativa para gerar economia no posto de combustível é muito bem vinda. Agora, você consegue imaginar qual o primeiro passo ou quais os primeiros itens a serem verificados a possibilidade em gerar uma economia ?

Se não, vou te deixar uma dica e caso já adote essas questões, parabéns! significa que você já está verificando melhores resultados e praticando a sustentabilidade.

Porque não iniciar por questões que além de gerar economia de consumo no posto, gera também uma economia no meio ambiente ?

Porque não começar a economia com ÁGUA e ENERGIA ? Quais atitudes tem tomado para essa questão ? Mesmo sabendo que, para se conseguir economizar ao longo do tempo é necessário investir um pouco de imediato.

Mas essa já vem sendo uma realidade para postos não somente no Brasil, como também no exterior. Postos estão buscando status de eco-eficiente, ou seja, empresas preocupadas com o meio ambiente e com a sustentabilidade.

Linda palavras e gestos né ?

Pois é, mas esse será o caminho para os próximo anos, se preocupar com a sustentabilidade, caso contrário as empresas ficarão tachadas a exploração de meio ambiente e com certeza o governo irá forçar empresas a se adequarem a essa realidade do politicamente correto.

Bom, mas politica a parte, o fato é que realmente já existem casos de sucesso na economia para longo prazo. Já é possível prever o retorno do investimento em menos de 3 anos. De acordo coma Cia de Petróleo Ipiranga, postos eco-eficientes conseguem atingir economias entre 35 e 50% dependendo da composição dos itens eco-eficientes.

E qual é o conjunto básico para ser considerado eco-eficiente e começar a economizar nas despesas de consumo ?

Aguá: Reaproveitamento da Água de Chuva e Tratamento da Água utilizada nas lavagens de automóveis.

Energia: Troca das lampadas para LED e se tiver um pouco mais de condições, a implantação de geração de energia fotovoltaica.

Enfim, esses são exemplos mais comuns e populares, não se limitando apenas a esses.

Mas a verdade é que, para começar tem que dar o primeiro passo, caso você não tenha condições em adotar determinadas práticas em razão do investimento inicial, tudo bem, consiga encontrar soluções caseiras e comece evitando eventuais problemas através da revisão da parte elétrica e hidraulica ou lavagem de carro a seco ou com reaproveitamento de água da chuva captada pela estrutura metálica da pista, enfim, comece pequeno e conforme for melhorando a situação financeira, torne-se grande.

Isso é uma prova que educação financeira também serve para empresas e não somente para economia doméstica.

Portanto, comece a coçar a cabeça e encontrar soluções sustentáveis ou que gere economia, contribuindo assim com o resultado do seu posto e também com o meio ambiente.

Em breve falaremos sobre outras fontes de redução de gastos para o posto de combustível aliado a educação financeira.