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Como Avaliar o Valor do Fundo de Comércio de Um Posto de Combustível

Como Identificar o Valor Justo de Mercado na Avaliação de Posto de Combustível?

Sabe o que é  Valuation ou Avaliação do Fundo de Comércio? No processo de Avaliação de Posto de Combustível

Qual o valor ideal, justo, verdadeiro ou sensato de um posto de combustível? Como se pode identificar e mensurar essa precificação? Existe uma prática no mercado? Qual melhor método?

Se você tem um posto ou deseja saber o valor desse ativo no mercado ou, por outro lado, você tem desejo em adquirir e investir em posto de combustível, esse artigo vai orientar você nessa dúvida.

O que é Avaliação (Valuation) do Fundo de Comércio e Para que Serve?

Valuation, termo em inglês, para nós também conhecido como Avaliação de Empresas, tem como definição a prática de precificar uma empresa ou ativo por seu valor justo de mercado, ou ainda, o valor econômico financeiro diante de uma expectativa de retorno ou viabilidade de um investimento.

Logo, trazendo para o segmento da revenda é também muito comum se chamar de Avaliação do Fundo de Comércio.

Ao final do Valuation ou avaliação do fundo de comércio, você terá em mãos o valor justo de mercado. Mas, cabe ressaltar que esse valor apurado não representa o valor “definitivo e Correto”.

O valor apurado representa uma referência para o Dono do Posto, que por sua vez, caso queira vende-lo, poderá conseguir tal valor justificado pela capacidade de geração de lucros e caixa.

Por outro lado, o valor poderá representar para um possível comprador, o valor máximo a ser investido ou pago pela compra de um posto que está sendo avaliado a compra.

Em resumo: Diante de uma negociação, o Valuation servirá tanto para o dono, quanto para o interessado na compra do posto.

Vale ressaltar que a Avaliação do Fundo de Comércio poderá ainda servir para atender a demandas judiciais em casos de dissolução de sociedade, separação dos sócios, vendas para partes relacionadas e até mesmo para obtenção de créditos junto a terceiros, identificar o valor da garantia.

Leia também o Artigo: Avaliação de Posto Como Proceder

Qual a Prática Usual Incorreta de Mercado Para Obter o Valor do Fundo de Comércio?

Em anos no mercado, vejo diversas negociações serem realizadas com valores que não correspondem à realidade, ou seja, em casos subavaliados e por outro superavaliado.

Isso ocorre pela aplicação de uma prática antiga no mercado, que até funcionava a décadas atrás mas, que hoje, não se torna efetiva na avaliação de posto de combustível.

Essa técnica que me refiro, posso definir como “Avaliação por Múltiplos”, até aceita pelo mundo empresarial, porém sua aplicação deve ser impecável.

Avaliação por múltiplos significa definir um múltiplo, ou seja, um fator de multiplicação e aplicar diante dos números apontados na operação.

Mas o que tem de errado então? Bom, são as referências dos múltiplos escolhidos e definidos até os dias de hoje.

Hoje em dia, esses múltiplos representam o volume vendido pelo posto, ou seja, a galonagem.

Para exemplificar:

Se um posto vende 100.000 litros, o fator de multiplicação pode ser “5 para 1”, um termo de praxe no mercado da revenda. Logo, esse posto será negociado pelo valor de R$ 500.000,00

Agora imagine o seguinte, temos dois postos distintos, sendo que:

O primeiro vende 100.000 litros, com lucro líquido mensal de R$ 10.000,00. Portanto, o valor do fundo de comércio será $ 500.000,00;

O segundo vende os mesmos 100.000 litros, porém com lucro líquido mensal de R$ 15.000,00. Portanto, o valor do fundo de comércio será também de R$ 500.000,00

Então vamos analisar: Qual a melhor opção de investimento? Quem vai vender melhor o fundo de comércio? Enfim, o mesmo valor de negociação será utilizado como referência, porém com lucros bem diferentes.

Qual a Prática Ideal Para Conseguir o Valor Mais Próximo Possível do Justo?

Não somente para postos, mas também para qualquer tipo de empresa, seu valor deve ser mensurado de acordo com a capacidade de gerar resultados que sejam viáveis ao investimento.

Também conhecido como Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado, ou ainda, como é conhecido e chamado em algumas regiões como “Método de Renda”.

Para isso, torna-se necessário a contratação de um profissional especializado na avaliação de posto de combustível. Para isso você pode nos contactar ou acessar o site de nossa empresa do grupo ELITE POSTOS 

Além disso, as empresas no segmento da revenda possuem peculiaridades com respeito a adequação ambiental, equipamentos de ponta, passivos existentes que requerem uma análise perante a precificação.

O processo de Valuation servira apenas para identificar os valor justo de mercado, decorrente da sua operação, também chamado de valor base da empresa (posto).

Mas é necessário atentar-se a possíveis ajustes, tais como: Necessidade da adequação ambiental e troca de tanques, contingências ambientais e trabalhistas e claro, passivos financeiros.

Mas posso dizer que usar o bom senso também é uma alternativa. A ponderação entre os métodos pode ser uma saída. Principalmente pelo estereótipo que está marcado no mercado pelos múltiplos de galonagem.

Enfim, gravamos um vídeo explicando tudo isso e um pouco mais que abordamos nesse artigo. Para assistir na integra, Basta clicar abaixo:

Admin

Carlos Bispo, Contabilista, MBA em Finanças Empresariais pela FGV. Empresário e Especialista no Segmento de Postos de Combustíveis. Hoje um dos principais Empreendedores Digitais para o Segmento da Revenda.